sábado, 10 de outubro de 2009

Jordânia pede ajuda para salvar o mar Morto

A Jordânia fez um apelo à comunidade internacional para salvar o mar Morto da extinção. O país afirma que o mar mais salgado do mundo pode desaparecer dentro de 50 anos, a menos que mais água seja bombeada para o seu leito. O governo jordaniano propõe a transferência de cerca de 2 bilhões de metros cúbicos de água por ano do mar Vermelho para o mar Morto.

O projeto, batizado como Red Dead Initiative (Iniciativa Vermelho Morto), foi promovido numa conferência internacional sobre água, que ocorre à beira do mar Morto na Jordânia.
Um metro por ano`O nível do mar vem diminuindo em cerca de um metro a cada ano`, disse o ministro jordaniano para a Água e Agricultura, Hazem Nasser.

`Como resultado, há conseqüências ambientais negativas afetando o próprio mar Morto, assim como o ambiente que o cerca e os seus ecossistemas.`

Ele acrescentou que é preciso agir rápido para limitar esses danos ambientais.Entre os problemas observados está o surgimento de buracos de até 20 metros de profundidade perto das margens. O fluxo de água
fresca rumo ao mar Morto também tem diminuído.

Fonte: BBC

Postado por Welbe

Nenhum comentário: