sexta-feira, 30 de abril de 2010

LAURA BUSH REVELA PORQUÊ ESTEVE SEM ACREDITAR EM DEUS


Alguém tentou envenenar o casal Bush na Alemanha em 2007, diz ex-primeira dama na sua autobiografia, a sair em Maio.
Laura Bush acredita que ela e o marido foram alvos de uma tentativa de envenenamento em Junho de 2007, quando se encontravam na Alemanha, durante uma cimeira do G8. O episódio é narrado no novo livro de memórias da antiga primeira dama norte-americana, que deve ser lançado no final do próximo mês.
Segundo revelou ontem o New York Times, Laura Bush recorda esses dias passados na cimeira, que decorreu na cidade alemã de Heiligendamm. Tanto Laura como George W. Bush sentiram uma súbita indisposição, atribuída pela ex-primeira dama a uma tentativa de envenenamento, aliás investigada pelos serviços secretos dos Estados Unidos. Na altura, os médicos atribuíram o mal-estar do casal a um vírus contraído naquela viagem, o que nunca chegou a convencer por completo Laura Bush.
"Nunca nos apercebemos de que outros membros das restantes delegações presentes na cimeira tenham sofrido indisposições semelhantes à nossa. Misteriosamente, só os americanos foram afectados", escreve no seu livro, que terá por título Spoken from the Heart (Dito do Coração).
Um dos aspectos mais interessantes do livro, segundo os excertos já divulgados, relaciona-se com um episódio trágico na vida de Laura Bush, ocorrido quando ela tinha apenas 17 anos, em 1963. Ia ao volante de um carro que colidiu com outro num semáforo, matando o condutor: Michael Dutton, seu colega de liceu e antigo namorado. Laura ficou em estado de choque pelo sucedido. A tal ponto que perdeu a fé "durante muitos, muitos anos".
A mulher de George W. Bush revela nestas memórias que deixou de acreditar em Deus por não terem sido atendidas as suas preces nos momentos que se seguiram ao acidente. "Rezei para que ele não estivesse morto", confessa. Mas estava. "Foi a primeira vez que pedi alguma coisa a Deus, solicitando-lhe que poupasse uma vida humana", escreve Laura Bush. Este facto marcou-a para sempre, embora tenha acabado por recuperar a fé muitos anos depois, por influência do marido.
Nesta autobiografia, a mulher de George W. Bush ajusta contas com alguns dos políticos que mais criticaram o presidente. Políticos como a democrata Nancy Pelosi, actual líder da Câmara dos Representantes, que chamou "incompetente" ao antecessor de Barack Obama. Ou o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, que brindou Bush com adjectivos depreciativos, como "mentiroso" e "falhado".
"Estas palavras demonstram a natureza paroquial de alguns membros do Congresso", escreve Laura Bush, denunciando a "deselegância" daquelas críticas.

DN/Notícias Cristãs

quinta-feira, 29 de abril de 2010

ARQUEÓLOGOS AFIRMAM TER ENCONTRADO A ARCA DE NOÉ NA TURQUIA


Grupo de chineses e turcos teria localizado vestígios da mítica embarcação no Monte Ararat.
Um grupo de arqueólogos chineses e turcos afirmam ter localizado a bíblica Arca de Noé no topo do Monte Ararat, na Turquia, segundo informa nesta terça-feira, 27, a imprensa local.
Um dos membros do grupo, o documentarista chinês Yang Ving disse que foi localizada uma estrutura de madeira antiga a uma altitude de 4 mil metros no Ararat, que está localizado próximo à fronteira com o Irã.
O explorador, membro de uma organização internacional dedicada à busca da mítica embarcação em que Noé e sua família escaparam do dilúvio, afirmou que os vestígios encontrados datam de 4.800 anos atrás.
"Não é 100% seguro que seja a Arca, mas avaliamos que é 99,9%. A estrutura do barco tem muitos compartimentos e isso pode representar os espaços onde os animais foram acomodados", disse Ving em declarações à agência de notícias turca Anadolu.
O especialista também informou que o grupo entrou em contato com o governo da Turquia para pedir proteção ao local onde será feita as escavações e adiantou que solicitará à Unesco que inclua essa região na lista de patrimônios da humanidade.
Não é a primeira vez que um grupo de arqueólogos afirma ter encontrado a Arca de Noé no Monte Ararat, o mais alto da Turquia, onde a Bíblia narra que Noé desembarcou após as águas baixarem depois do Dilúvio.

EFE/Reuters/Notícias Cristãs

A BÍBLIA MUDA A VIDA DE CRISTÃOS AO NORDESTE DA ÍNDIA , EXPLICA SACERDOTE


O Pe. Thomas Manjaly, professor de Bíblia no Oriens Theological College, Shillong, e membro da Pontifícia Comissão Bíblica, explicou que a leitura e meditação das Sagradas Escrituras está mudando a vida de milhares de cristãos na zona nordeste da Índia, no estado de Meghalaya.
Em declarações à organização internacional católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o presbítero explicou que "a Bíblia ocupa uma parte muito importante na vida da Igreja no norte da Índia: uma razão fundamental da influência protestante na região".
Em Meghalaya, onde 70 por cento da população é cristã, disse o sacerdote, os cristãos "desenvolveram uma cultura bíblica que influi também nas comunidades católicas, o que é muito positivo".
Os católicos, assegura, "escutam passagens da Bíblia em pequenos grupos, escutam a explicação e logo rezam a palavra. Como grupo, não só farão coisas no nível intelectual, mas também em níveis emocional e prático".
Depois de agradecer a AIS por sua ajuda para o desenvolvimento dos programas de formação bíblica, o Pe. Manjaly ressaltou como nos lares católicos se coloca a Bíblia em um lugar de honra, como se fosse o centro de um santuário.
Outra forma em que os conteúdos das Sagradas Escrituras são conhecidos, comenta o sacerdote, é através de cantos e hinos que compõem os católicos nas línguas locais.

ACI/Notícias Cristãs

quarta-feira, 28 de abril de 2010

GOOGLE É CONDENADO A PAGAR INDENIZAÇÃO DE R$ 15 MIL A PADRE


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou o Google a pagar uma indenização de R$ 15 mil ao padre José Raimundo. O pároco entrou com processo por danos morais contra acusações postadas em site de relacionamento. A empresa já recorreu da decisão.
Segundo José Raimundo, as ofensas o chamavam de ladrão. Ele era responsável pela igreja matriz de Bueno Brandão, no Sul de Minas Gerais, chegou a ficar seis meses afastados do cargo e depois pediu transferência para Silvianópolis.
De acordo com a assessoria do Google, não cabe a empresa indenizar o padre porque não foi o site quem postou as calúnias.

Globo/Notícias Cristãs

TEÓLOGO E ESCRITOR PREFERIDO DE MILHARES DE PASTORES BRASILEIROS, JOHN STOTT COMPLETA 89 ANOS


O reverendo John Stott está completando 89 anos nesta terça-feira, 27/4, e seu grupo de companheiros de ministério, em Londres, Inglaterra, pedem que agradeçamos juntos a Deus pela data e pelo legado espiritual de bom testemunho cristão e profícua reflexão teológica que esta liderança tem deixado para tantas pessoas no mundo. John Robert Walmsley Stott, é um dos mais influentes líderes mundiais evangélicos. Lecionou em universidades, escreveu dezenas de livros de Teologia (mais de 40) publicados em diversos idiomas e foi palestrante em congressos de pastores e líderes pelo mundo todo.
Dentre seus livros, destacam-se: "Cristianismo Básico"; "Crer é Também Pensar"; "A Cruz de Cristo"; "Cristianismo Equilibrado"; "O Perfil do Pregador"; "Batismo e Plenitude do Espírito Santo"; "Ouça o Espírito, ouça o mundo"; "O Cristão em uma Sociedade não Cristã".
No Congresso de Lausanne, em 1974, Stott defendeu o "Evangelho Integral, uma abordagem cristã mais ampla, abrangendo a promoção do Reino de Deus não apenas na dimensão espiritual, mas também na transformação da sociedade a partir da ética e dos valores cristãos".
Para desejar ao líder cristão exemplar um feliz aniversário, a Revista Soma relembra o artigo "O último sermão de um profeta", publicado por ocasião do anúncio de sua aposentadoria por motivos de saúde há cerca de dois anos.

Soma/Notícias Cristãs
postado por Welbe

terça-feira, 27 de abril de 2010

OBAMA SE REÚNE COM BILLY GRAHAM EM CABANA NA MONTANHA


O presidente Barack Obama fez uma breve visita na tarde de domingo para ver Billy Graham, o evangelista de 91 anos de idade, em sua cabana na montanha Montreat, Carolina do Norte.
A presidente dos E.U. reuniu-se com Graham por 35 minutos. Obama pôs fim a uma breve férias próximo de Asheville, em seguida saiu para participar de uma cerimônia solene em West Virginia, em homenagem aos 29 mineiros que morreram durante uma explosão que destruiu a parte superior da Grande Mina Branch em 05 de abril.
Graham fez uma declaração logo após a reunião em que ele disse, "Tenho o prazer de ter o presidente Obama em minha casa esta tarde. Ele pediu um encontro desde que ele foi passar o fim de semana perto de Asheville. Meu filho Franklin e eu gostamos da breve visita do presidente, seguida por um momento em que oramos juntos."
Graham, acrescentou: "Quando nos aproximamos do Dia Nacional de Oração em 06 de maio, quero encorajar os cristãos em todos os lugares para orar por nosso presidente, e por todos aqueles em posições de autoridade e, especialmente, pelos homens e mulheres que servem em nossas Forças Armadas."
A. Larry Ross, que atua como diretor de comunicação social/relações públicas para Billy Graham desde 1981, disse à ANS, "Além desta ser a primeira visita entre os dois, o presidente Barack Obama é o primeiro presidente a visitar a casa de Graham.
"A chegada do presidente em Asheville, é parte do processo para se encontrar com Graham pessoalmente, que começou no outono de 2008 e prosseguiu quando Graham convidou o Presidente para o café, na data de seu aniversário em novembro passado,quando teriam, presumivelmente um momento de comunhão, discussão espiritual e de oração em conjunto.
O Presidente Obama é o décimo segundo Presidente que o Sr. Graham conheceu pessoalmente durante seu ministério público, o que durante os relatos da mídia, muitas vezes inclui a referência a ele como "Pastor de presidentes".
O encontro de 35 minutos desta tarde entre o presidente Obama e evangelista Billy Graham correu muito bem. O Sr. Graham foi honrado porque o presidente viajou para encontrá-lo em uma visita histórica em ter pela primeira vez um presidente sentado em sua casa, o que reflete uma conversa cordial, gentil, juntamente com o filho do evangelista, Franklin.
Durante o café, os dois homens discutiram uma variedade de tópicos, incluindo sobre as suas esposas, o amor por elas, experiências semelhantes com o golf e sobre Chicago - onde o presidente começou sua carreira - e Graham frequentou a escola e realizou várias cruzadas significativas.
Como outros antes dele, o presidente Obama contou quão solitário, exigente e humilhante o cargo de presidente pode ser, e quanto ele apreciava os conselhos de pessoas como o Sr. Graham e as orações de tantos cidadãos".
Ainda durante a visita, o Sr. Graham presenteou o Presidente com duas Bíblias - um para ele e outra para a Primeira Dama - após o que o presidente orou por Graham, que, por sua vez, concluiu com uma oração pelo presidente, por sua família e sua Administração.

Tradução: Márcio Melânia

CT/Notícias Cristãs

segunda-feira, 26 de abril de 2010

FIÉIS ABANDONAM A IGREJA CATÓLICA


Um grande número de fiéis está abandonando a Igreja Católica após os recentes casos de abusos sexuais e maus tratos envolvendo sacerdotes. As notícias sobre o assunto são classificadas como "dramáticas", de acordo com o jornal Frankfurter Rundschau, em reportagem publicada no sábado, 24.
Segundo a publicação, a situação mais grave deste quadro se mostra no sul da Alemanha, especialmente na Baviera. O fato fica visível nesta região por causa do grande número de católicos, segundo a pesquisa. Na diocese de Bamberg, o número de pessoas que se desligam subiu de 200 para 1.400 fiéis por mês.
Em Regensburg, onde foram registrados casos de maus tratos contra crianças e jovens do coral, à época em que era dirigido pelo monsenhor Georg Ratzinger, irmão do papa Bento XVI, os índices de abandono cresceram cinco vezes.
Na cidade de Augsburgo, a população manteve este mesmo comportamento. O arcebispo da cidade, Walter Mixa, renunciou ao cargo na semana passada, após admitir ter maltratado crianças de um orfanato, quando era responsável por uma paróquia. Os desligamentos já somam 4.300 pessoas.
A situação também se mostra grave nas regiões de Rottenburg-Stuttgart, Osnabrück, Berlim e Colônia. Na capital alemã, onde houve diversos casos numa grande paróquia frequentada por famílias de políticos e diplomatas, o número de fiéis que pediram afastamento triplicou.
Mas a pior situação, segundo o jornal, é que além do abandono de fiéis a Igreja enfrenta também uma forte pressão da sociedade alemã. A ministra da Justiça da Alemanha, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, está determinada a aumentar os prazos de prescrição dos crimes para criar condições das vítimas de abusos terem mais tempo para denunciar os autores.
Além disso o governo da chanceler Angela Merkel lançou plano de apoio às vítimas de pedofilia. Segundo a ministra da Família, Kristina Schroeder, “muitos desses delitos prescreveram, mas a responsabilidade de auxiliar suas vítimas não prescreve”. Ela informou que foram criados grupos de trabalho para esclarecer centenas de casos de pedofilia no país.

ALC/Notícias Cristãs

quinta-feira, 22 de abril de 2010

POLÊMICA DE VÉU ISLÂMICO CONTINUA EM MADRID





Jovens estão solidarias com a colega que foi expulsa da aula. A escola toma uma decisão esta terça-feira

Aumentam os gestos de solidariedade para com a jovem de 16 anos, Najwa Malha, expulsa da sala de aula por usar um véu islâmico na cabeça, em Portuzelo, Madrid.
São já cinco as alunas do Instituto espanhol que se apresentam esta terça-feira com a vestimenta islâmica. Mas as cabeças cobertas, eram mais um gesto simbólico do que propriamente um desafio às normas do estabelecimento de ensino. As cinco raparigas espanholas mas de origem marroquina destaparam as cabeças antes de entrar na escola.
«Esta terça-feira ninguém entrou com véu na escola, sabem que não podem usar e tiram-no sem problema» , disse ao El País, a secretária da escola Camilo José Cela, Rosa Bernal, acrescentando que o dia está a correr dentro da normalidade.
As normas do instituto são claras, não é possível dentro da escola usar gorros, chapéus ou qualquer outro adereço que tape a cabeça. O pai da menor Najwa, Mohamed Malha, diz que o regulamento contradiz o artigo 32 da Constituição, que garante a liberdade religiosa.
A jovem está com uma depressão e corre o risco de se hospitalizada. Em declarações ao El Pais, Najwa disse que usa a cabeça coberta porque isso a faz sentir bem com a sua religião e também porque gosta. «Sinto-me discriminada», contou.
A secretária do Instituto diz que o conselho escolar, composto por pais, alunos, professores e pessoal não docente vai-se reunir esta terça-feira à tarde para tomar uma decisão. A direcção, que não permite a entrada a jornalistas, prefere não entrar em polémicas. No final da reunião será emitido um comunicado com a decisão final acerca do assunto.

IOL/Notícias Cristãs

terça-feira, 20 de abril de 2010

LANÇADO RELATÓRIO INDÍGENAS BRASILEIRAS 2010


Crescente migração urbana, uma explosão de indivíduos que passam a se autodeclarar indígenas nos últimos 15 anos, acelerada perda da língua materna nas etnias periféricas às áreas urbanas e intensificação dos problemas de saúde, educação e subsistência nos ambientes de aldeamento. Estas são as principais conclusões do relatório Etnias Indígenas Brasileiras 2010, um banco de dados atualizadíssimo sobre a situação dos índios brasileiros e a atuação missionária evangélica neste campo. O estudo foi realizado pelo Departamento de Assuntos Indígenas da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) e coordenado pelo antropólogo e pastor Ronaldo Lidório. A AMTB possui 41 agências missionárias filiadas com missionários vinculados a mais de 120 diferentes denominações evangélicas.
O universo indígena brasileiro, diversificado e multicultural, tem sido constante alvo de dimensionamento estatístico e sociocultural. Na pesquisa da AMTB, o objetivo foi contribuir com dados sobre tendências demográficas, composição étnica e iniciativas evangélicas entre os povos indígenas em diversas áreas. Foram observadas as 37 etnias indígenas vivendo em risco de extinção, as 41 emergentes e o processo de urbanização em 111 diferentes grupos. Pelo prisma missionário, também foram vistas as 121 etnias pouco ou não evangelizadas, as 95 sem presença missionária e as 38 línguas com clara necessidade de tradução bíblica ou projeto especial de oralidade. Destaque para a informação de que há 257 programas e projetos sociais coordenados pela força missionaria evangélica junto aos povos indígenas.
Mesmo assim, ainda há muitos desafios. Como relacionou o organizador do relatório, Ronaldo Lidório, os principais são: (1) pesquisa e avaliação, (2) evangelização e discipulado, (3) tradução e uso das Escrituras bíblicas, (4) treinamento indígena, (5) necessidade de novos missionários, (6) necessidade de apoio aos projetos já em andamento e (7) apoio especializado .
Concluído este ano, com ampla pesquisa e revisão de dados juntamente com parceiros, o trabalho reuniu: Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (CONPLEI), ETHNOLOGUE/SIL, PNA100, SEPAL, Instituto Antropos, diversos pesquisadores de campo e colaboradores de análise. Carl Harrison, Rinaldo de Mattos, Isaac Souza, Ana Bacon, Osvaldo Álvares, Ted Limpic, Enoque Faria e Paulo Bottrel, entre outros, desenvolveram com competência ao longo dos anos esta pesquisa, organização e análise de dados, cujo resultado é o Banco de Dados do Departamento de Assuntos Indígenas da AMTB.
Sobre a metodologia, foram feitas 27 pesquisas de campo, 76 entrevistas, consultados os bancos de dados do IBGE, FUNASA e FUNAI, entre outros, com um total de 4.200 dados avaliados. Um grupo de trabalho foi formado para a revisão do Banco de Dados: Edson Bakairi, Stan Anonby, Wilsamara Filgueiras, Andreas Fuchs, Richard Eger e Ronaldo Lidório. Também participaram: Elisabete Wiens, Cassiano Luz, Adriano Hedler, David Philips, Marcelo Carvalho e Gedeon Lidório. Os diretores do DAI/AMTB, Rocindes Correia e Edward Luz, coordenaram o andamento do trabalho e o processo de conclusão das análises.
Veja aqui a íntegra do relatório Etnias Indígenas Brasileiras 2010, da AMTB, incluindo demontrativo estatístico com gráficos e tabelas.

Soma/Notícias Cristãs

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A PEQUENA CASA DE ORAÇÃO DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, QUE SE VÊ A ESQUERDA NÃO DESMORONOU



CCB MORRO DO BUMBA À ESQUERDA.

Muito interessante.

CCB MORRO DO BUMBA À ESQUERDA.


A PEQUENA CASA DE ORAÇÃO DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, QUE SE VÊ A ESQUERDA NÃO DESMORONOU NA TRAGÉDIA DE NITEROI/RJ.



ATÉ O MOMENTO NÃO SOUBE DE QUE ALGUM IRMÃO PERECEU.


postado por Welbe


sexta-feira, 16 de abril de 2010

MIDIATIZAÇÃO TRAZ MUDUNÇAS NO CAMPO RELIGIOSO



Estudiosos da religião e dos meios de comunicação assinalaram que a midiatização da religião está gerando profundas mudanças na concepção da autoridade institucional dos movimentos e grupos religiosos no mundo.
No Congresso sobre Comunicação Religiosa, realizado em Chicago de 7 a 12 de abril, Stewart Hoover sustentou que as pessoas experimentam hoje uma intensa busca de espiritualidade coletiva e individual através de outros espaços, diferentes daqueles que a religião tradicionalmente institucionalizada oferece.
Diretor do Centro para os Meios, a Religião e a Cultura da Universidade de Colorado, Hoover afirmou que “as instituições religiosas tradicionais sentem-se ameaçadas porque os meios provêem um novo contexto no qual os crentes podem compartilhar idéias, símbolos e valores comuns”. Neste novo cenário, os fiéis recriam a fidelidade religiosa, construindo novas imagens de autoridade e pertença, acrescentou.
O presidente da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC, a sigla em inglês), Denis Smith, sustentou que em vários países do mundo se observa, por um lado, que junto com a perda de poder cultural que a religião tradicional experimenta, há uma significativa emergência de novos atores religiosos que aparecem como menos hierarquizados e marcados por uma perspectiva empresarial da fé.
Nesse contexto, os meios se converteram em plataformas públicas das tensões e negociações que o campo religioso contemporâneo dá conta, disse Smith. “Vivemos numa época em que a extraordinária efervescência da indústria tecnológica convive com ancestrais tradições culturais, e o crescente pluralismo coexiste com os neofundamentalismos”, avaliou.
Smith agregou que os grupos religiosos experimentam, simultaneamente, pressões para consolidar suas identidades particulares e ao mesmo tempo assimilam os valores da cultura dominante.
A professora universitária Heidi Campbell, do Texas, compartilhou suas recentes pesquisas sobre religião no ciberespaço. Ela detectou que as práticas religiosas virtuais que transitam no mundo da Internet contribuem para a construção de novas formas de estabelecimento da autoridade religiosa, tanto no interior das comunidades de fé como na esfera pública.
“A Internet está criando novos líderes religiosos e novas comunidades de fé. E isto afeta não só os papéis senão também as estruturas de autoridade e os padrões de organização sobre os quais tradicionalmente se afirmaram as igrejas e os grupos religiosos”, afirmou.
Campbell observou que mais do que uma simples rejeição ou aceitação sobre o uso das novas tecnologias da comunicação, as comunidades religiosas estão desenvolvendo estratégicas negociações a partir de suas histórias e crenças com as novas formas de crer que as redes sociais midiáticas propiciam.
Os estudiosos de diferentes campos concordaram que os meios não são hoje meros canais de difusão de idéias e crenças religiosas. Sua interatividade está contribuindo significativamente para moldar novas articulações da religião, nas quais os tradicionais mitos, símbolos e rituais estão sendo transformados pela midiatização da cultura.

ALC/Notícias Cristãs

terça-feira, 6 de abril de 2010

ENCONTRO DIÁRIOS COM ANJOS


"Você já teve alguma vez na vida um encontro com um anjo? Quais foram as circunstâncias? Isso mudou sua vida?"
Por mais de vinte anos o pastor Peter Schulthess publicou uma série de anúncios em jornais suíços para descobrir se os mensageiros celestes ainda estão ativos na sociedade secular dos dias de hoje.
As respostas recebidas e suas próprias experiências o convenceram que sim. Na igreja paroquial em Pfäffikon, o pastor com o pé na terra conversou com swissinfo.ch sobre seu novo livro, cuja temática fala de pessoas comuns que acreditam terem tido contato com anjos durante suas vidas.
"Wie Engel begleiten" (Como anjos os companham) procura encontrar paralelos entre experiências pessoais de hoje e as narrativas de atividades de anjos relatadas na Bíblia.
O livro conta histórias de resgates dramáticos, palavras de alerta e conforto e visões de asas estendidas em proteção. Na entrevista a seguir, ele também fala de anjos em formas humanas: pessoas que estão no local e no momento certo para ajudar seus próximos.

swissinfo.ch: No início de março, um motorista saiu ileso depois que um deslizamento de terra jogou uma pedra de quarenta quilos em cima do pára-brisa do seu carro. Os jornais falaram que ele tinha um anjo da guarda. O que o senhor pensa disso?

Peter Schulthess: A Bíblia nos conta que cada pessoa tem seu próprio anjo. Nós o chamamos de anjos da guarda, mas existe um problema nisso já que eles não nos protegem sempre. Então, prefiro dizer que somos acompanhados na vida por anjos, que podem nos proteger, mas nem sempre, pois seguem a vontade de Deus.

swissinfo.ch: O que o senhor vê como o trabalho dos anjos poderia ser apenas uma questão do acaso
?
P.S.: Obviamente você pode ver nele apenas a obra do acaso. É uma questão de interpretação ou fé. Se alguém pensa que Deus está sempre ao seu lado, então mesmo se foi a sorte que o salvou de um acidente, ele vai agradecer a Deus.


swissinfo.ch: Da forma como o senhor descreve a atividade dos anjos no seu livro, parece que eles fazem muito mais do que apenas oferecer proteção?
P.S.: Isso é muito importante. Penso que a principal tarefa dos anjos é de nos colocar em contato com as nossas fontes, nossas origens, Deus, e que eles nos ensinam a viver através do amor.

swissinfo.ch: Por que algumas pessoas têm experiências com anjos e outras não? É necessário ter fé para que isso ocorra?
P.S.: Claro que não. Se uma pessoa tem ou não contato com anjos é, muitas vezes uma questão delas estarem abertas para interpretar suas experiências dessa maneira. Mas penso que todo mundo faz a experiência do envolvimento de anjos em suas vidas.


swissinfo.ch: As histórias coletadas pelo senhor são muito diversas. Algumas pessoas falam de anjos em formas humanas. Outras, de seres celestiais com asas. Já existem aqueles vêem anjos na forma de luz. Como se explica isso?

P.S.: Penso que o Céu tem várias formas de se comunicar conosco. É o mesmo para nós: alguns escrevem cartas, outros torpedos ou e-mails. Assim o Céu se comunica conosco de formas com que possamos melhor reconhecer e compreender.

swissinfo.ch: O senhor acredita em todas as histórias contadas?

P.S.: Confio nas pessoas que compartilham suas histórias comigo e o que elas estão contando tenha realmente ocorrido. Não necessariamente eu vou interpretar esses fatos da mesma forma que eles o fazem, mas não julgo ninguém.
O mais importante é que, na maioria dos casos, os fatos descritos mudaram suas vidas: a vida não continua mais não da mesma forma que antes. Eles marcam um ponto de transformação.

swissinfo.ch: O senhor tem uma história favorita?

P.S.: Uma das minhas favoritas é sobre um garoto de casaco azul na estação de trem de Zurique. Ele surgiu do nada e, sem dizer uma palavra, leva um cego até seu assento no trem e depois desaparece. Acho maravilhoso pensar que existam anjos no centro de Zurique no meio da estação central de trens. Se foi realmente um anjo ou não, não sei dizer. Mas existe algo de muito comovente nessa história.

swissinfo.ch.: O senhor também fala das suas próprias experiências com anjos. Como elas lhe afetaram?

P.S.:O primeiro acontecimento, que ocorreu quando acabava de ser nomeado pastor evangélico, foi decisivo para a minha vocação. Estava muito desiludido e desesperançado pelo fato de uma séria de palestras que dava sobre o tema Cristianismo não terem nenhuma ressonância. Parecia que eu estava batendo contra a parede. Estava no ponto de retornar ao meu antigo trabalho no setor de logística. Então, no meio da reza "tive" uma visão de uma igreja cercada por anjos no momento que pregava. Isso me encorajou. Essa experiência abriu meus olhos para os anjos.

swissinfo.ch.: O senhor argumenta que essa vida é uma espécie de "escolarização por anjos". O que significa essa mensagem?

P.S.: Significa que estamos aprendendo a viver como anjos, em amor, paz, alegria, tratando bem uns aos outros, sendo útil a outras pessoas e perdoando.

A escola dos anjos é uma escola de duro aprendizado, que modifica o nosso caráter. Eu costumava me perguntar como podemos ser uma coisa aqui e outra no Céu. Hoje penso que temos de aprender essa lição.

swissinfo.ch: Depois da morte nós iremos então nos transformar em anjos?

P.S.: Penso que isso é muito provável, mesmo se bastante controverso do ponto de vista teológico. Posso imaginar que somos anjos, que estavam apenas separados de Deus e que agora estão no caminho de volta. É apenas teoria, mas faz sentido para mim.

swissinfo.ch/Notícias Cristãs
postado por Welbe

segunda-feira, 5 de abril de 2010

OS SABORES DA BÍBLIA



Dos alimentos do povo de Deus o mais importante, sem dúvida, é o pão. Belém (Bet'lehem), cidade da Palestina em que nasceu Jesus, significa precisamente "casa do pão". "O principal para a vida do homem é a água, o pão, o vestuário e uma casa para ocultar a sua nudez" (Eclesiástico 29, 28). O pão era componente obrigatório de todas as refeições; servindo, também, para levar comida à boca. Nos primeiros tempos, preparado com farinha de trigo (ou de cevada) e legumes secos. Ainda sem fermento; que a novidade foi descoberta só mais tarde, pelos egípcios. "Jacó deu a Esaú pão e prato de lentilhas. Esaú comeu, bebeu, depois se levantou e partiu. Foi assim que Esaú desprezou o seu direito de primogênito" (Gênesis 25, 34). É que, por essa época, os primeiros filhos eram considerados sagrados - por deles depender a descendência das famílias. Depois, Abraão, velho patriarca - do grego "pátria" (família) e "arche"(governante) - desejando servir refeição majestosa a três anjos, disse a sua mulher Sara: "Depressa, amassa três medidas de farinha e coze pães". Como recompensa Deus concedeu aos dois, "velhos, de idade avançada" (Gênesis 18, 6-11), o prêmio de um filho.
Nos primeiros tempos o pão era servido puro, com azeite ou molhado no vinagre: "Vem, come tua parte do pão, e molha o teu bocado no vinagre" (Rute 2, 14). Ao escapar do cativeiro egípcio, vagaram os hebreus pelo deserto por 40 anos - percorrendo uma distância que normalmente se daria em um mês a pé, ou duas semanas em camelo. Como eram guiados por Moisés, que exercia a profissão de guia do deserto, mais provavelmente esse guia queria apenas preparar uma nova geração de seu povo, tornando-a mais apta a lutar pela terra prometida. Seja como for, cansados e famintos, se lamentavam todos: "Oxalá tivéssemos sido mortos pela mão do Senhor no Egito, quando nos assentávamos diante de panelas de carne e tínhamos pão em abundância! Vós nos conduzistes a este deserto para matardes de fome toda esta multidão" (Êxodo 16, 3). A queixa foi ouvida pelo Senhor, que disse a Moisés: "Vou fazer chover pão do alto do céu" (Êxodo 16, 4). E mandou, dos céus do deserto, codornas e maná ("man-hu - substância leve e quebradiça como pequenos flocos de gelo"). Valendo lembrar que um dos milagres de Jesus foi o da multiplicação do pão - eram "cinco pães e dois peixes....e foram cinco mil os homens que haviam comido aquele pão" (Marcos 6, 41-44).
Ao lado desse pão esteve sempre o vinho. A ele inclusive destinou Jesus outro de seus milagres, em bodas realizadas na cidade galiléia de Caná. A pedido de sua Mãe, assim disse: "Enchei as talhas de água...e quando os serventes provaram da água tornada vinho, se surpreenderam" (João 2, 7-9). As citações são freqüentes nesse tema. "Vinho novo, amigo novo; é quando envelhece que o beberás com gosto" (Eclesiástico 9, 15). "Faz-se festa para se divertir; o vinho alegra a vida..." (Eclesiastes, 10, 19). Noé "era agricultor, e plantou uma vinha. Tendo bebido vinho embriagou-se, e apareceu nu no meio de sua tenda" (Gênese 9, 20). É que "O vinho e as mulheres fazem sucumbir até mesmo os sábios, e tornam culpados os homens sensatos" (Eclesiástico 19, 2). Por isso era recomendado cuidado com o vinho "que morde como uma serpente e pica como um basilisco (lagarto). Teus olhos verão coisas estranhas. Teu coração pronunciará coisas incoerentes" (Provérbios 23, 32-33).
Lembrando que o pão e o vinho estão presentes, sobretudo, na Santa Ceia, quando "Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e deu a seus discípulos dizendo: Tomai e comei isto é o meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu a eles, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados" (Mateus 26,26-28).

Terra/Notícias Cristãs
postado por welbe